segunda-feira, 23 de julho de 2012

"Steampunk; Myths and Legends"

Achei incrível o trabalho de edição e desenho para essa animação sobre um universo steampunk bem legal e resolvi compartilhar.


A seguir a tradução livre dessa autora para a descrição do vídeo feito pelos autores do vídeo, acho que ajuda a entender bem o vídeo e o universo criado:



"Neste mundo alternativo steampunk mecanismos e tecnologias estão fortemente entrelaçados com magias alquímicas. As pessoas aprenderam a controlar os espíritos elementais, e usá-los como força de energia, misturando poderes divinos com engrenagens e mecanismos, criando gigantescos navios e trens enormes. Mas os espíritos fugiriam, se as correntes alquímicas fossem corrompidas e os mecanismos acontecessem de serem destruídos.  Isso deu origem à nova forma de liderar um combate e desenvolver táticas de batalha." 




spl trailer from ArseniXC on Vimeo.

E claro os devidos créditos aos criadores (também traduzido por mim):

"Este trabalho foi criado pelo CG Challenge "Steampunk; Myths and Legends"  por XC team
Visual:
Arseniy Chebynkin
Alex Golovchenko
Andrew Maximov
Música:
Zakhar Antonov"



P.S: O que é Steampunk? Para quem não sabe resolvi colar a explicação do Wikipédia aqui, porque achei bem interessante a explicação, bem melhor do que se eu tentasse explicar.


" Steampunk é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, ou num universo semelhante a uma época anterior da história humana, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. É um estilo normalmente associado ao futuristacyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta.
O gênero steampunk pode ser explicado de maneira muito simples, comparando-o a literatura que lhe deu origem. Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Júlio Verne no fim do século XIX, ele mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época.
Este tipo de enfoque não é novidade, tanto na mídia quanto nos RPGs. O gênero Steam (vapor em inglês) há muito vem se popularizando e se mostra aos nossos olhos em filmes e desenhos animados como, a série O Mundo Perdido, o seriado e o filme James West, o filme De Volta Para o Futuro III e os anime Steamboy e Full Metal Alchemist. Os filmes A Liga Extraordinária e Van Helsing são outros exemplos de filmes que trabalham exatamente este período da literatura. Viagens sobre trilhos de trens, verdadeiros hotéis flutuantes vagando em zeppelins e máquinas extravagantes de funcionamento complicado que fazem pouco mais do que um despertador pululam em cada canto do mundo."





Um comentário:

Luiza B disse...

Oie!
Confesso que tomei um susto quando vi que você tinha postado sobre Steampunk. Sou fascinada por ele, principalmente porque geralmente se passa na era vitoriana, que é a minha preferida na História. As roupas são incríveis, bem como as armas e outros acessórios.
Adorei a postagem ;D
Beijinhos ;*